PROCESSO CRIATIVO

27983050_792140600956277_7731244962970871123_o.jpg
Livro Catarse, de Evan do Carmo

Basta estar vivo, para que a amente produza. Tudo que lemos, que ouvimos, que pensamos, e até o que comemos nos motiva ou influencia-nos à criação, daquilo em que, por ossos do ofício nos empenhamos, mesmo que seja para nós um vício, como é, no caso do poeta, a poesia.

 
Li hoje cedo a palavra outono, sobre uma foto de um lindo jardim, era pura poesia aquela cena, mas foi a palavra outono que me motivou a fazer este texto, embora já tenha feito inconscientemente um poema, poema que não vou publicar aqui.
 
Tenho uma tese sobre as reações químicas, onde discuto o fato de que tudo o que comemos e ingerimos muda nossa mentalidade e a leitura dos nossos sentimentos. Um café, por exemplo, pode alterar nosso humor, já uma taça de vinho ou uma garrafa para outros, muda um simples interesse físico para uma paixão avassaladora, às vezes para um infinito amor.
 
Chocolate, pelo alto teor de açúcar, tem o dom de produzir alegrias em velhos, mulheres e crianças. Tudo é químico, mas a poesia tem seus meandros metafísicos, diria um poeta crédulo. Alguns acreditam até que são portadores de mensagem celestiais, outros até caem no absurdo de afirmar que recebem entidades, quando estão escrevendo suas mediocridades humanas.
 
“As coisas são o que são “, diz Fernando Pessoas, eu, porém, digo que elas não são o que parecem ser, tudo são fatores externos e imperfeitos da mente humana em profunda confusão.
 
É no outono, na estação em que morrem os amores inventados, que os grandes poemas são escritos.
 
Evan do Carmo , para o blog evandocarmo.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s