Autobiografia de Hitler entra em domínio público no Brasil

Adolf Hitler tinha raízes judaicas (Foto: Reprodução)

2016 será o polêmico e esperado ano da discussão sobre a republicação ou não de “Mein Kampf” (“Mina Luta”, em tradução livre), obra autobiográfica em que Hitler discorre sobre a ideologia nazista que baseou seu governo.

Na Alemanha, os direitos autorais do livro passaram a pertencer ao Estado da Baviera, após a morte de Hitler e o fim da guerra. O governo local prometia impedir a republicação da obra a todo custo, mas não pôde passar por cima da lei de direito autoral.

A lei de direito autoral da Alemanha funciona nos mesmos moldes da brasileira. No ano seguinte aos 70 anos da morte do criador, a obra passa a ser domínio público.Como Hitler morreu em 1945, “Mein Kampf” entrou em domínio público em 1º de janeiro deste ano.

Escudado na lei de direito autoral, o Instituto de História Contemporânea de Munique preparou uma nova edição do livro, que será lançada ainda neste ano, com cerca de 3700 notas de rodapé, explorando o contexto em que a obra foi escrita e desmentindo as falácias e meias verdades escritas pelo ditador alemão. O instituto também planeja discutir a inserção do livro no currículo escolar a partir dos 16 anos. Nem é preciso dizer que a decisão causou polêmica, sobretudo na comunidade judaica.

Questões ideológicas postas de lado, muitos acreditam que o direito de livre pensamento deve ser exercido no caso e os leitores não podem ser impedidos de ler a autobiografia do ditador alemão. Outros defendem a republicação do livro como uma forma eficiente de provar para as novas gerações os absurdos das ideias de Hitler.

Apesar da proibição, o livro pode ser encontrado na internet em traduções não autorizadas, inclusive em português. Na Turquia, onde foi republicado em 2004, mais de 30 mil cópias já foram vendidas.

* Com supervisão de Cláudia Fusco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s